Corpo de Bombeiros Voluntários de Santos Dumont



A Câmara Municipal de Santos Dumont homenageou, dia 09, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Santos Dumont, por seus serviços prestados à cidade em seus 20 anos de funcionamento, completados neste mês.

-


HISTÓRICO CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SANTOS DUMONT

Diante da perda de um patrimônio histórico-cultural do município, do qual nos foi arrebatado pela mão cruel do destino e do infortúnio, que muitos cidadãos presenciaram de mãos atadas esvair-se de nosso convívio a edificação do Colégio São José arder em chamas, no dia 06 de Novembro de 1991 inspirados pelos sentimentos de perda, sentimos na pele a necessidade de uma corporação de Bombeiros para a Comunidade Sandumonense, visto que, o tempo de deslocamento destes regimentos das cidades vizinhas até aqui não era suficiente para um atendimento eficaz, quando então foi criada a SOCIEDADE CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SANTOS DUMONT.

A criação partiu de pessoas de dentro da Empresa CBCC, onde na época tinha como Diretor o Sr. Rogério Silva Fragalle, Gerente de Serviços de Segurança do Trabalho da CBCC o Sr. Marcos Bacellar de Carvalho, Gerente de Seção de Segurança do Trabalho da CBCC o Sr. Wagner Públio Lopes Quatorze Voltas e outros funcionários. A primeira reunião Administrativa da Entidade aconteceu no dia Oito de Janeiro de Mil Novecentos e Noventa e Dois às dezenove e trinta precedida pelo Presidente o Sr. Jaime Garcia Simões Barata, que contou com a presença do Vice-presidente o Sr. Aloísio Barbosa da Silva, Comandante Sr. Cesar Brandão Esteves, Sub Comandante o Sr. Marcos Antônio do Nascimento, Tesoureiro Sr. Aloísio Barbosa da Silva e Secretária Silvana da Silva Leite. Nesta reunião teve como objetivo a divulgação da importância Bombeiro Voluntário para as autoridades e a população do Município. Em Fevereiro de 1992 foi entregue ao Presidente Aloysio Barbosa da Silva pela CBCC o primeiro veículo de combate a incêndio – VCI 1 – que é denominado Hidro-Químico por estar equipado com material capaz de combater vários tipos de incêndios, quando começaram a atender a sociedade. No dia 05 de Novembro de 1992 assume a Presidência O Srº Amâncio Borges de Medeiros, que no mesmo ano dia 20 de novembro a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Santos Dumont, foi reconhecido como Utilidade Pública Municipal através da Lei nº 2.502 assinados pelo Prefeito Municipal Dr. Pacifico Esteves Rodrigues e o secretário Municipal Mauricio Antônio de Oliveira.

Nesse mesmo ano com a ajuda da CBCC, deu-se início a formação da primeira turma de Bombeiros Voluntários com duração de 10 meses e instruídos pelo Batalhão de Bombeiros Militares de Belo Horizonte, onde ouve a doação de um barco de alumínio juntamente com um motor de polpa, e a 2º VCI -2 Viatura de Combate a Incêndio. Para Reforma deste Caminhão teve como participação da Rede Ferroviária, Empresa Cabangu, Associação Comercial, Comércio Varejista, Lions Clube, Rotary, Loja Maçônica, Indústria Palmira, Bombeiros Voluntários e a população, que foi entre em pleno funcionamento em Fevereiro de 1993. No dia 06 de novembro de 1994 assume como Presidente Sr. Edson Toledo e Lima. No dia 21 de Dezembro de 1995 foi declarada pelo Estado de Minas Gerais a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Santos Dumont como Utilidade Pública Estadual através da Lei nº 12.033. No dia 06 de fevereiro de 1997 assume a presidência o Sr. José de Paula Macedo, que foi um dos presidentes que mais lutou para que a Entidade tivesse sua própria Sede. No dia 04 de fevereiro de 1998 assume como presidente o Sr. Cezar Brandão Esteves e em 22 de Março de 1999 assume como presidente o Sr. Fabiano Diogo Ferreira e em 29 de Março de 2000 como presidente Vicente Ferreira Filho.

Em 20 de Fevereiro de 2001 assume a presidência o Sr. Allysson Ferreira de Freitas, onde na sua administração conseguiu juntamente com sua diretoria organizar a Entidade que se encontrava na época com uma dívida de mais de trinta mil reais. Na sua gestão a Entidade passou a contar com apoio jurídico pelo Sr. Jairo de Castro do Nascimento e pelo contador Hércules da Silva Gomes. A 1ª Sede da corporação fora das dependências da CBCC passou a funcionar na Rua Afonso Pena, nº 227. Em 25 de Abril de 2004 assume a presidência a Srª Eliane Silva Corrêa onde se encontra na administração até nos dias atuais. Neste período a Entidade passou a se especializar em APH (Atendimento Pré-hospitalar) com aquisição de vários equipamentos e principalmente mão de obra especializada para qualquer tipo de ocorrência. Este tipo de Especialização em APH se deu pelo fato do aumento de ocorrências relacionadas em acidentes na BR 040 e no próprio Município. Em resumo a corporação conta hoje com um caminhão de combate a incêndio, um barco para atuar na área de salvamentos aquáticos e diversos equipamentos de apoio para resgate, acidentes automobilísticos, corte e poda de árvores, vespeiros, etc. Nosso quadro efetivo engloba atualmente cerca de 25 (Vinte e cinco) Voluntários, entre Médico, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Tecnólogo em Resgate e Socorro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Técnicos de Segurança do Trabalho, Professor de Sistema de Informação, Professor de Ciências da Computação, Instrutor de Resgate em Altura, Instrutor de Desastre e Catástrofe, Instrutor de Auto escola, Socorrista e outros que dedicam suas vidas voluntariamente para Salvar vidas e Bens do Município de Santos Dumont. Desde a sua fundação o Corpo de Bombeiros Voluntários atuou expressivamente nos sinistros conseguindo atenuar suas conseqüências consideravelmente e nos eventos extraordinários para os quais foi solicitado obtendo um desempenho satisfatório. Hoje a sede funciona na Av. Rui Barbosa nº 486 Centro Santos Dumont.

ELIANE SILVA CORREA
PRESIDENTE

Comentários