Sessão Solene - Homenagem aos 236 anos da Polícia Militar de Minas GeraisPMMG


Aconteceu no dia 03 de junho, na Câmara Municipal de Santos Dumont, a sessão solene que homenageou a Polícia Militar de Minas Gerais pelos 236 anos, que contou com a presença do Coronel PM Ricardo Matos Calixto Comandante da 13ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais e do Tenente Coronel PM Jesus Milagres, Comandante do 9º BPM de Barbacena.


A história da Polícia Militar mineira se confunde com a história do estado de Minas Gerais, berço da democracia brasileira.

Foi no município de Ouro Preto que, em 1775, nasceu o 1º Regimento Regular de Cavalaria de Minas. Por aqueles idos surgia também o maior movimento libertário do Brasil - a "Inconfidência Mineira" - liderada pelo Alferes Tiradentes, então membro desse 1º Regimento Regular de Cavalaria.

Desde aquelas épocas essa Corporação passou por denominações outras, tais como Corpo Policial de Minas, Guarda Republicana, Corpo Militar de Polícia de Minas, Força Policial, Brigada Policial, Força Pública e, finalmente, Polícia Militar de Minas Gerais, denominação adotada a partir de 1946 até nossos dias.

Atualmente essa corporação apresenta duzentos e trinta e seis anos de serviços prestados à Capitania, à Província e ao estado de Minas Gerais.

Nas patrulhas, nas diligências, nas rondas e nas guardas, desde os seus primórdios, vem a PM de Minas aperfeiçoando a sua vocação natural de mantenedora da ordem na consciência social e de guardiã da lei e da justiça em prol da cidadania do povo mineiro.

Além destas misses originais, e sem prejuízo delas, a Força Pública mineira sempre participou dos esforços pela unidade nacional quando isso se tornou imperativo. Nas trincheiras, nas ofensivas e onde fosse chamada pela defesa dos valores nacionais, ali foi verter sangue o soldado mineiro, dentro e fora de Minas Gerais.

Cultuando o passado, não fica, porém, a Polícia Militar de Minas Gerais assentada apenas em sua rica tradição. Ao contrário, trata-se de uma organização em acentuado processo de mudança, de crítica doutrinária, de reviso de fundamentos sociológicos e políticos, que conformam a sua constituição jurídica e técnica, que lhe possam assegurar o ajustamento às novas exigências da sociedade mineira, também ela em acelerado processo de mudança.

Nossos esforços têm sido no sentido de descentralizar a ação operacional para "afastar o soldado do quartel e aproximá-lo do povo", para dominar novas tecnologias e para aperfeiçoar técnicas de controle, de modo a assegurar as bases da hierarquia e da disciplina e preservar nossa identidade de instituição militar eficaz e leal.

A Polícia Militar de Minas Gerais cresceu e se modernizou, sedimentada nos princípios que norteiam sua razão funcional: os ideais de liberdade, o respeito aos direitos humanos e à cidadania.

Neste mister, o estado de Minas Gerais orgulha-se por apresentar um dos mais baixos índices de criminalidade violenta no Brasil e de ter a sua Capital, Belo Horizonte, reconhecida como a de melhor qualidade de vida da América Latina.

Fonte:PMMG



Comentários