Reunião - Segurança Pública

-

Foi realizada no dia 16 de fevereiro de 2011, na Câmara Municipal, reunião para discussão sobre Segurança Pública na cidade de Santos Dumont.

Com a presença dos vereadores Cláudio de Almeida, Sandra Cabral, Altamir Moisés de Carvalho, Labenert Mendes Ribeiro, Norberto de Freitas e Flávio Faria. E as autoridades Wagner do Nascimento Moura (tenente da Polícia Militar), Jaci João de Castro (delegado de Polícia), Júlio Malta de Araújo (capitão da 63ª Cia PM), Rosimauro Cerqueira (Consep), Geraldo Antônio da Silva (prefeitura), Dr. Ricardo (juiz de direito).

Com a palavra, a vereadora Sandra Cabral agradeceu a presença de todos e passou a palavra para os demais vereadores.

O vereador Flávio Faria ressaltou os homicídios ocorridos no ultimo mês em Santos Dumont, como por exemplo, do Sr. Januário; o vereador Labenert lembrou do caso da jovem espancada no bairro 4º depósito; o vereador Cláudio de Almeida mostrou sua preocupação com o carnaval que se aproxima e com os andarilhos na estação; o vereador Norberto de Freitas disse sobre o medo da população de passar informações para a Polícia, fato que observou visitando comunidades da cidade.

O delegado Dr. Jaci de Castro pediu o auxílio e a compreensão do Legislativo, pois a Polícia Civil se encontra com déficit do efetivo de investigadores e escrivão; mostrou para todos os índices de criminalidade de Santos Dumont em 2010: 4 homicídios, 9 tentativas de homicídio, 35 roubos sem emprego de arma de fogo, 5 roubos com emprego de arma de fogo, 2 latrocínios e 11 estupros, totalizando 60 crimes violentos com 30 casos encaminhados para o judiciário. Ressaltou que as drogas, principalmente o crack são um problema social, que necessitam de ajuda de toda a população e os órgãos governamentais.

O capitão Julio Malta ressaltou a estatística que mostra a redução de 51% dos crimes violentos em Santos Dumont; os projetos que orientam a população para a prevenção de crimes na zona rural; o programa para jovens; o programa rede de vizinhos protegidos implantado em duas ruas da cidade.

O Sr. Rosimauro Cerqueira, em nome do Consep, demonstrou a necessidade de parcerias com o poder público da cidade, pois algumas atitudes só podem ser tomadas por tal poder. O juiz de Direito Dr. Ricardo parabenizou as polícias civil e militar e o Consep pelo trabalho realizado na segurança da cidade. Ressaltou que o aumento da criminalidade em Santos Dumont se deve a dois fatores: o crack, uma droga de alto potencial destrutivo, e o álcool, uma droga lícita que vicia grande parte da sociedade; a solução seria a prevenção, incluindo ações sociais.

O Sr. Geraldo da Silva representando a prefeitura municipal relembrou os crimes violentos ocorridos antigamente em nossa cidade, lembrou que a criminalidade está controlada e que a Prefeitura está à disposição para ajudar no combate a violência.

O Sr. Rodrigo, representando a imprensa municipal, relatou os casos que chegam à redação dos jornais em relação à falta de policiamento à noite, nos finais de semana e na entrada de festas da cidade.

Como solução para os problemas na Segurança Publica municipal, os vereadores pediram a efetivação do Conselho Municipal Antidrogas; a construção de uma Clínica para tratamento de usuários; divulgação do disque denúncia; do anonimato das denúncias e reivindicaram ao executivo a implantação do CAPS álcool e droga.

O delegado Dr. Jaci pediu também a construção de uma Clínica para Tratamento de usuários; investimento em saúde, educação e segurança; convênios e aumento do efetivo policial apoiando a solicitação já feita pelo delegado.

O juiz de direito Dr. Ricardo ressaltou a importância do Conselho da Comunidade; a importância de combater a reincidência criminal dos presos e recolocá-los na sociedade fazendo parcerias com empresas privadas da cidade.

Em relação à cadeia publica de Santos Dumont, o delegado Dr. Jaci esclareceu que o que impede a SOAP assumi-la é a falta de um imóvel para a instalação da delegacia.

Encerrando a reunião a vereadora Sandra Cabral reforçou a necessidade de investimento em programas para os jovens; em prevenção ao uso das drogas; parceria com o governo federal; realização de um projeto pela Câmara no combate ao uso do crack, com faixas e panfletos. Parabenizou a atuação da Policia no município e disponibilizou a ajuda da Câmara Municipal.

Comentários