Verdades e Mentiras sobre o 1º Vôo

A prioridade de Santos=Dumont como inventor do aeroplano é incontestável. Foi ele o primeiro homem que se elevou do solo, manteve-se no ar e pousou com recursos de sua máquina, foi O PAI DA AVIAÇÃO

1º VÔO DOCUMENTADO

*Pelo testemunho de numerosa assistência popular;
*Pelo documento emitido pela comissão científica do Aeroclube da França de verificação do “Fato Memorável”;
*Por registros fotográficos autênticos;
*Pelo noticiário de jornais e revistas de todo o mundo;
*Por um monumento que foi erguido pela França no local do vôo, para comemora-lo.


FALSAS PRIMAZIAS

FRANÇA- CLEMENT ADER

Depois de dispendiosos trabalhos subvencionados pelo Ministério da Guerra Francês, no ensaio definitivo; o “Avion” mostrou-se incapaz de se elevar do solo. Foi, então, retirado o apoio financeiro.

Após o vôo do 14 BIS, o governo foi acusado de abandonar o inventor à beira do êxito. O Governo foi obrigado a publicar o relatório reservado da comissão militar que acompanhara as experiências do “Avion”. Foi o ponto final nas pretensões de Ader.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA- IRMÃOS WRIGHT

O caso dos irmãos Wright tem sido mais discutido, principalmente depois que, tardiamente os norte-americanos, pela força de sua propaganda, reivindicam para seus patrícios a glória da invenção do aeroplano. “Tardiamente”, pois durante longos anos, nos Estados Unidos, a opinião autorizada nunca pôs em dúvida a prioridade de Santos=Dumont e em mais de uma ocasião concedeu as honras e distinção de seu título “Pai da Aviação”.

Podem ser resumidos assim os fatos:

a) Os irmão Wilbur e Orville Wright iniciaram experiências de vôo planado- sem motor;
b) Certa ocasião os Wright convidaram testemunhas e repórteres para assistirem a seus ensaios e não conseguiram elevar-se do solo;
c) Em 1904, os irmãos Wright requeriam, na Inglaterra, patente para um “planador sem motor”- fato estranho para quem alega ter voado “com motor” um ano antes,
d) Em 1905 e 1906 ofereceram ao Ministério da Guerra da França seu aparelho, mas sem fornecer desenhos ou especificações;
e) Em correspondências a amigos(1905), comunicavam que estavam interrompendo suas experiências para salvaguardar o segredo;
f) Em 1908, finalmente realizaram na Europa uma experiência com seu aparelho. Verificou-se então que essa máquina era incapaz de elevar-se do solo por seus próprios meios, precisava ser lançada ao ar por uma torre “o Pylon” e deslizava em um extenso trilho sobre o qual corriam os patins da máquina desprovida de rodas.

Pacientes e silenciosas, as pesquisas de Santos Dumont dirigiam-se então no sentido de um aparelho pequeno e leve, com um só plano de sustentação. E eis que, em 1907, Santos Dumont levanta vôo num monoplano minúsculo, elegantíssimo, que, pela sua forma, delicadeza e transparência, os parisienses logo batizaram com o nome histórico de “Demoiselle” ( libélula). Foi um tremendo sucesso. Mas o incansável inventor não pára de trabalhar. Meses depois, surpreende o mundo aeronáutico com um aparelho mais aperfeiçoado. Uma bela manhã sem prevenir ninguém parte de Saint-Cyr, num modelo de “Demoiselle”, de nove metros quadrados de superfície e cento e dezoito quilos de peso, e atinge o record de noventa e cinco quilômetros por hora, descendo em Buc. No dia seguinte, levanta vôo com apenas setenta metros de corrida sobre o solo! Assim, a “Demoiselle” impunha a sua superioridade absoluta.

Depois disso, Santos Dumont, apaixonado pela sua “Demoiselle”, com ela realiza quase diariamente, vôos de passeio, visita amigos, perto ou longe, deslocando-se por simples prazer esportivo, de uma a outra cidade.

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